O PODER DO MARKETING

by - terça-feira, setembro 27, 2022

 
















Era uma vez um produto que surgiu lá no Reino Mágico da Moda, criado pela grife espanhola, Balenciaga, uma controvérsia coleção de tênis chamada de Paris Sneaker Destroyed. – E põe destroyed nisso! – trata-se de uma linha podrona, que parece mais pronta para a lata do lixo de que para ser posto nos pés e perambular por aí. 

 

A marca já causa alvoroço quando faz algum lançamento e, por isso, não seria diferente. E é aí que mora o pulo do gato: a grife conseguiu com essa proposta viralizar nas redes, bombou nos chamados trending topics, agitou o Twitter, portanto, com isso, fez merchan gratuito. 

 

Independente de quem vai comprar, ou não, a marca foi esperta em apostar em engajamento orgânico, até porque, polêmica “causa”. E assim, até quem nunca ouvira falar de dona Balenciaga, acabou sabendo sobre o tal tênis esculhambado. Eis aí uma demonstração do poder do marketing e, em minha opinião, movimento brilhante, em termos de apelo. Para isso, palmas!

 

Agora, o que não leva minhas palmas é o produto em si: fala sério, se eu quiser um sapato podre, eu simplesmente pego um tênis meu, rasgo ele todo e saio por aí pagando de manjadora-de-tendências.

 

Mas eu não sou influente igual a Balê. O que leva a outra questão: o que desperta o seu desejo de compra é mesmo algo (e agora abro muitas aspas) “que você realmente amou”, ou sofreu influência de anúncios e posts virais e daí desencadeou em um gatilho que te levou, ou ainda levará (jornada do cliente, hi!) a comprar um produto?

 

Pense nisso, pois embora a pauta “tênis Balenciaga podrão”já tenha perdido um pouco sua força, ainda assim, e exatamente por essa razão, achei mais que relevante trazer em discussão. Afinal, o marketing é uma ferramenta poderosa que tem como técnica contar histórias. E essas histórias envolvem e encantam. Saber usar a publicidade é um trunfo.


Até o próximo artigo!

 

>> Ah, e caso você esteja se perguntando sobre valores desses sneakers, na pré-venda nos Estados Unidos eles estavam custando 1,8 mil dólares (dá 9,2 mil reais). E com potenciais compradores, viu.







Confira também

0 comments